Acupuntura e acupressão.

Postado em

MERIDINO BEXIGA
O corpo tem 14 centros de energia imaginários, também chamados de “meridianos”. Cada um é ligado a um determinado órgão do corpo. A energia flui continuamente ao longo desses meridianos, mas se há um bloqueio em qualquer um desses pontos, resulta em doença.

Quando se aproximar de um terapeuta com a sua queixa, ele vai avaliar o problema e localizar o bloqueio.
Ele “incidirá sobre a liberação da energia centros congestionados pela aplicação da pressão de contato, criando um fluxo de energia harmonizada” para restaurar sua saúde.

Essa terapia é baseada no princípio de que o nosso corpo é uma massa de nervos e veias cruzadas, assim como em qualquer placa de circuitos elétricos, são altamente interconectados. E, a quantidade de pressão aplicada em uma parte particular vai revelar o seu efeito em outra.

Origens:
Acupuntura e acupressão são disciplinas inter-relacionadas que têm suas raízes na antiga medicina chinesa. Existem muitas lendas que tentam explicar suas origens. Existe uma lenda que diz que, quase 3.000 anos atrás, os guerreiros chineses depararam com a terapia, muito pelo acidente, já que estavam feridos no campo de batalha, perfurados por flechas. Quando se recuperaram, a maioria dos soldados alegou que eles experimentaram alívio pela primeira vez de uma doença crônica.

Acupuntura envolve o uso de agulhas esterilizadas. Os furos são feitos ao longo dos meridianos, com base nos princípios da filosofia oriental, que o corpo é um rio que flui enorme e cheio de energia, ou QI prana. Se o QI é perturbado, em qualquer ponto, não haveria bloqueio. Este acabaria por resultar em doença.

Os furos no corpo são feitos ao longo das áreas em que o bloqueio ocorreu para liberar o atolamento, resultando no livre fluxo de energia da vida, mais uma vez. A acupressão acredita-se, foi inicialmente desenvolvida pelos budistas na China. Eles acreditavam profundamente e propuseram a teoria da não-cura, alternativa invasiva.

No início de 1990, no auge do pânico da AIDS, as pessoas começaram a ter uma aversão coletiva de agulhas. Terapeutas redescobriram uma alternativa mais suave – a acupressão – que envolveu apenas a aplicação do toque medido. Ela foi encontrada para ser tão eficaz na promoção da cura sem efeitos colaterais.

Dicas para acupressão

O QUE DIZ A CIÊNCIA OCIDENTAL:
Quando o assunto é Qi e meridianos, os cientistas ocidentais preferem encontrar outras explicações médicas mais aceitáveis para o fenômeno representado pela acupressão e acupuntura. Eles preferem associá-lo a componentes químicos aliviadores da dor, como as endorfinas, e também à “teoria da porta de controle” para o alívio da dor.

De forma simples, de acordo com esta teoria, mensagens de pressão transmitidas pelos nervos alcançam o cérebro mais rápido do que as mensagens de dor. Uma vez que o cérebro, só consegue receber certo número de mensagens de cada vez, a “porta” se fecha quando os sinais de dor chegam.

É como se a pressão estimulasse fibras nervosas que sobem através da coluna vertebral, resultando em última instância na produção de endorfinas, morfina – compostos similares que influenciam os sistemas hormonal e imunológico, e inibem a percepção do cérebro, especialmente quando associados à ansiedade e estresse.

Mas, por que, por exemplo, o estímulo de certos pontos específicos, e não de outros, desencadeia certas respostas do cérebro? E de que forma estas repostas induzem uma reação em outra parte do corpo, aparentemente sem relação alguma com a primeira? Se os agentes neuroquímicos são os responsáveis, quais os canais através dos quais eles operam? Nem o sistema nervoso, e nem os sistemas vascular ou linfático, conseguem esclarecer completamente este fluxo de informação.

Será que existe um padrão de energia – possivelmente eletromagnético – baseado nesses antigos meridianos chineses – tão sutil, que a tecnologia moderna ainda não conseguiu detectar? Ninguém realmente sabe.

Os cientistas chegam a admitir claramente estarem na Idade da Pedra quando confrontados com explicações a respeito das complexas interações entre a mente e o corpo.
Em um estudo, traços radioativos, injetados em pontos da acupuntura, pareceram viajar através de caminhos semelhantes aos meridianos, sem nenhuma relação com os sistemas linfáticos, ou de circulação de sangue, e, de acordo a alguns pesquisadores, parecem indicar um mecanismo neuroquímico de transmissão da informação.

A acupuntura e a acupressão trabalham com os mesmos princípios:
A medicina moderna vê estritamente o corpo em partes e não como um todo integrado. É por isso que cada parte do corpo é tratada através de medicamentos específicos, em separado. Por exemplo, se você tiver dor de barriga ou dor de cabeça, e se dirigir ao seu médico, você está com toda a probabilidade de usar um medicamento que tem como alvo apenas os órgãos específicos do corpo que estão em perigo.

No entanto, sistemas alternativos de medicamentos, como acupuntura, têm mantido por muito tempo a idéia de que o corpo humano não pode ser alvo em pedaços e que uma doença que afeta uma parte da anatomia pode, de fato, ter sua fonte em outro lugar. Atacar o problema na sua raiz pode trazer uma cura duradoura. Acupressão é uma forma ideal de tratamento, uma vez que ela faz isso de uma forma muito suave.

A combinação com outras terapias:
A acupressão na Índia, é geralmente, combinada com Reiki e outros modos conhecidos de curas alternativas, incluindo a homeopatia. Em vez de pressão, em alguns casos, as sementes de trigo cores, ímãs, também são utilizados nos meridianos para remover o bloqueio do fluxo de energia.

A Yoga também pode ajudá-lo a tornar-se mais propício à terapia da acupressão. Um rápido passeio também vai facilitar a respiração profunda, pois acalma a mente, e libera a energia associada com a cura. Em momentos como este acupressão torna-se mais eficaz como a energia flui através de nossos corpos mais harmoniosa.

Muitas pessoas não percebem que doenças podem ser curadas através de um sistema simples de toque -, aplicando e liberando pressão nos pontos meridianos do corpo que são conhecidos por estar relacionado com a atividade dos vários órgãos.  A pressão aplicada envolve uma abordagem personalizada.
Uma teoria diz: Sinta-se e se entregue a pressão, correlacionando a resposta do paciente. Portanto, o melhor juiz da pressão correta seria os próprios pacientes. Este, na verdade, promove a autocura.

Embora a acupuntura e acupressão, sejam frequentemente descritas como autoterapias de cura, uma compreensão mais profunda do assunto é necessária antes de tentar curar a si mesmo e os outros.
Não use acupressão para substituir os procedimentos de emergência padrão, ou tratamento médico licenciado. A acupressão deve ser usada como uma terapia complementar. Verifique com um especialista antes de optar por tratamento.

De acordo com as restrições da OMS, não execute acupressão / acupuntura imediatamente antes, ou no prazo de 20 minutos, após o exercício pesado, uma grande refeição, ou tomar banho. Selecione o seu terapeuta com cuidado. Enquanto a maioria dos terapeutas são médicos, muitos podem ser apenas treinados, ou especializados no tratamento, sem formação médica.

Acupressão na gravidez:

Terapeutas concordam que a acupuntura é uma bênção disfarçada para mulheres grávidas. Estima-se que 80 por cento de todas as mulheres grávidas sofrem de dores, ou velhos distúrbios fisiológicos que se manifestam antes e após a gravidez. Acupressão tem dado bons resultados no alívio do stress da gravidez, tornando assim os trimestres menos desconfortáveis.

A maioria dos ginecologistas e obstetras de todo o mundo, hoje recomendam a acupuntura como uma das mais seguras formas de terapia. De acordo com informações divulgadas pela OMS, “A acupuntura, regula a função intestinal e melhora a resposta imune sem causar um desequilíbrio da flora intestinal, assim como antibióticos”.

bemestar03.jpg.900x500_q85

Usando Acupressão:
Para estimular um ponto aplique uma pressão forte com:

As ilustrações e o texto dão a localização aproximada de um ponto. Explore a área com uma pressão profunda e vigorosa, até você sentir o ponto exato devido à dor aguda.
Começa com uma sacudida, depois de um instante se torna uma sensação dormente, ou um formigamento vindo do ponto. Você pode levar um susto na primeira vez, mas a sensibilidade diminui com a experiência. Quando encontrar o ponto, aplique a pressão de 15 a 30 segundos. Repita com o mesmo ponto, do outro lado do seu corpo. Você deve sentir alívio imediato. Você pode se sentir livre da tensão, com a drenagem do suor. Talvez você arrote ou solte gases. Às vezes, pontos nos lados opostos do corpo, responderão de formas diferentes.

Se os sintomas aumentarem, não use esse lado ou ponto. Se o primeiro ponto não funcionar, tente o próximo ponto, ou pontos, até você encontrar um que funcione. Pode haver mais de uma abordagem a seus sintomas, tal como ‘rins’ X ‘dor nas costas’. Quando encontrar um ponto que ajuda, trabalhe esse ponto. Se o alívio é temporário, reestimule o local. Algumas vezes a dor passa e retorna três ou quatro vezes, cada vez em menor intensidade. Seu objetivo é a harmonia interna, então, fique em um local silencioso, sente-se ou deite-se e relaxe. Evite música alta, exercícios, alimentos, drogas ou álcool enquanto estimula seus pontos de pressão.

Um Exemplo Clássico de Acupressao:

Sendo uma antiga técnica de cura, o do-in/acupressão ganhou imensa popularidade e aceitação em todo o mundo, proporcionando alívio nas diversas condições de saúde. É frequentemente considerado como uma variação da técnica de acupuntura, pois se baseia nos mesmos princípios. A acupressão e a acupuntura trabalham, estimulando determinados pontos de pressão específicos localizados em diferentes regiões do corpo. A estimulação desses pontos de pressão é usada para melhorar a resposta do corpo a uma série de condições de saúde.

A única diferença entre ambos (do-in e acupuntura) é que, em acupuntura, os pontos são estimulados com a ajuda de agulhas, enquanto que na acupressão/Do-in, os dedos, cotovelos ou alguns dispositivos especiais, como bolas de acupressão e tapetes são utilizados para esta finalidade. De acordo com as antigas práticas chinesas de acupressão e acupuntura, há mais de mil pontos de pressão em nosso corpo, que estão localizados nos meridianos. Meridianos são linhas imaginárias, através das quais o fluxo de energia vital circula.

Qualquer obstrução a esse fluxo é associada com diferentes doenças. Assim, a estimulação dos pontos de acupuntura pode melhorar o fluxo de energia através dos meridianos, e assim fornecer alívio a diversas doenças, incluindo as dores de cabeça. A dor de cabeça pode ser um sintoma presente em numerosos problemas de saúde, e também, pode ser associada com a tensão, o stress e a fadiga.
O Do-in / Acupressura, pode proporcionar alívio significativo à dor de cabeça, estimulando determinados pontos específicos:

Estes são os pontos: VB20, IG 4 e F3.

O ponto VB20 está localizado na base do crânio. Na depressão que pode ser sentida, logo abaixo da base do crânio. A estimulação desse ponto pode aliviar a dor sentida na região das temporas, e nos lados da cabeça. Você pode aplicar pressão direta sobre este ponto com o dedo durante 2-3 minutos, ou massagear a área gentilmente. O ponto IG4 está localizado na depressão entre o polegar e o dedo indicador. Use o polegar da outra mão para pressionar este ponto por cerca de 2-3 minutos.

Em seguida, massageie suavemente a área com movimentos suaves em direção ao pulso, por mais 2 minutos. Este ponto pode ser muito eficaz também para dor de dente e sinusite.
É preciso também tomar cuidado para não estimular alguns pontos em determinadas condições. Como por exemplo, o IG4 não deve ser estimulados em mulheres grávidas. pois a estimulação deste ponto é conhecida por induzir as contrações uterinas em mulheres grávidas e, consequentemente, pode levar ao parto prematuro. O ponto F3 esta localizado no pé entre o dedão e o segundo dedo. A estimulação desse ponto pode aliviar a dor atrás dos olhos.
Além destes pontos, a pressão ou massagem suave nas têmporas e nos cantos internos das sobrancelhas também pode proporcionar alivio da dor. Outro ponto de pressão eficaz é aquele que pode ser encontrado na área situada entre ambas as sobrancelhas e a ponte do nariz. Você pode sentir uma ligeira depressão nessa área. Massageie este ponto pressionando para cima por cerca de 1-2 minutos. É aconselhável seguir a orientação de um profissional em acupuntura, para ajudá-lo a localizar os pontos, por primeira vez. Depois você ate pode se auto aplicar!
LEA MANSOUR
Gazeta de Beirute

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s