CERVICALGIA (Dor no Pescoço)

Postado em

A dor no pescoço é a segunda reclamação mais frequente entre as pessoas, perdendo apenas para a dor nas costas. Saiba mais!
CERVICALGIA-dor-no-pescoco

A dor no pescoço é a segunda reclamação mais frequente entre as pessoas, perdendo apenas para a dor nas costas.

Os músculos do pescoço devem estar sempre alertas para suportar o peso da cabeça, e quando são submetidos a sobrecargas, tensionam, diminuindo o fluxo sanguíneo para a região, gerando dor, que pode irradiar para os ombros e até causar dores de cabeça (cefaleia tensional).

Má postura, apertamento dentário (bruxismo), má posição ao dormir, colchão muito mole, travesseiro muito baixo ou muito alto e fatores emocionais, como o estresse, podem causar esse tipo de dor.

Pode ocorrer em pessoas que sofreram acidente de trânsito ou queda e pode ser resultado do estiramento dos ligamentos e músculos. Degeneração do disco (os pequenos amortecedores que ajudam a suportar o peso da coluna) ou hérnia de disco cervical, Osteoartrose (desgaste da articulação) e osteófitos ou “bico de papagaio”, também podem ser causa da dor no pescoço.

A maioria das atividades de trabalho que exigem bastante atenção, acarretam à má postura dos ombros e cabeça, através do aumento da cifose dorsal (corcunda) e da lordose cervical (cabeça para frente) e do aumento da tensão muscular do pescoço e dos olhos para colocarmos mais atenção na tarefa. Estas posições mantidas por longo período, podem gerar dores que inicialmente são causadas apenas por tensão muscular,mas a longo prazo, podem levar a um desvio de postura crônico e à lesão da articulação e compressão de raízes nervosas do pescoço. É o caso das pessoas que trabalham sentadas em frente ao computador, cirurgiões, desenhistas, dentistas, donas de casa e pessoas que passam longos períodos dirigindo.

Para manter uma boa postura e evitar sobrecarga muscular é importante fazer uma atividade física que gere prazer e relaxamento, além de trabalhar a consciência corporal para que a pessoa consiga perceber quando está sobrecarregando seu corpo e se corrigir naturalmente. O trabalho postural também é muito importante, pois irá fortalecer e alongar a musculatura da coluna cervical para que consiga suportar melhor o trabalho que recai sobre ela todos os dias.

Um dos problemas mais procurados nos consultórios de acupuntura é a dor no pescoço ou cervicalgia.
Ocorre por má postura no trabalho, posição ao dormir, e na maioria das vezes causado por stress do dia-a-dia.

Conforme se observa na imagem acima, as agulhas são colocadas na região paravertebral cervical de modo a equilibrar o tônus da região dolorida.

cervical1
Algumas dicas para aliviar a dor no pescoço:

1. Nos dias de frio agasalhar-se bem.
2. Fazer pausas do trabalho no computador para alongar e movimentar os ombros e o pescoço.
3. Para quem dirige muito é importante ter um encosto de cabeça ajustado e manter uma distância saudável entre o banco e o volante (braços esticados e mãos firmes no volante com os pés alcançando sem esforço os pedais).
4. Praticar atividades de relaxamento para corpo e mente.
5. Procurar dormir de lado com um travesseiro sob a cabeça, que ocupe exatamente a distância entre o pescoço e o ombro, e um travesseiro entre as pernas.
6. O esforço para conseguir enxergar também gera sobrecarga dos músculos do pescoço. Procure um oftalmologista caso esteja com dificuldades na vista.

Anúncios

Um comentário em “CERVICALGIA (Dor no Pescoço)

    Umbanda Avante Avante filhos de Fé disse:
    14 de junho de 2015 às 13:47

    Um dos problemas mais procurados nos consultórios de acupuntura é a dor no pescoço ou cervicalgia.
    Ocorre por má postura no trabalho, posição ao dormir, e na maioria das vezes causado por stress do dia-a-dia.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s