Como enfrentar a menopausa

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MENOPAUSAA menopausa é um evento importante no climatério (fase que compreende a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo)  e se trata de um marco e não uma doença ou estado psicológico.  Nesta fase ocorrem muitas mudanças hormonais e emocionais na mulher, e também, alguns sintomas incômodos como o fogacho (ondas de calor), palpitação, nervosismo, distúrbios do sono, instabilidade vasomotora, cefaléia, tonturas, memória fraca e problemas digestivos.  A deficiência do estrogênio também causa anomalias do ciclo menstrual, alterações osteomusculares, alterações neuropsíquicas, aumento no risco de doenças cardiovasculares e alterações teciduais.  Para prevenir e enfrentar estas mudanças físicas e emocionais, segue algumas dicas importantes :

– Pratique atividade física regularmente, incluindo exercício de fortalecimento muscular;
– Consuma vegetais verdes (couve, brócolis), gergelim e castanhas, para suprir sua necessidade de cálcio;
– Diminua a ingestão de gorduras;
– Aumente o consumo de fibras e carboidratos complexos, presentes em alimentos integrais;
– Invista no consumo de soja e seus derivados, pois ajudam a atenuar os sintomas climatéricos, beneficiam o coração e o intestino, uma vez que reduz o colesterol ruim no sangue e protege contra o câncer. Os melhores produtos são aqueles ricos em isoflavonas como leite de soja, tofu (queijo de soja) e proteína de soja;
– Consuma mais inhame. Esta raiz também possui propriedades benéficas no alívio dos sintomas da menopausa;
– Dedique-se a atividades que proporcionem prazer e alegria;
– Desfrute da luz solar nos horários recomendados (até as nove horas da manhã e após as quatro horas da tarde), pois ela auxilia na síntese de vitamina D, que ajuda na reabsorção de cálcio em nível intestinal;
– Utilize água por dentro e por fora praticando a hidroterapia;
– Lance mão do repouso semanal e colha seus benefícios físicos e mentais;
– Busque sempre promover momentos de relaxamento ao longo do dia;
– Cultive sempre a alegria.

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Um comentário em “Como enfrentar a menopausa

    Umbanda Avante Avante filhos de Fé disse:
    14 de junho de 2015 às 13:53

      Nesta fase ocorrem muitas mudanças hormonais e emocionais na mulher, e também, alguns sintomas incômodos como o fogacho (ondas de calor), palpitação, nervosismo, distúrbios do sono, instabilidade vasomotora, cefaléia, tonturas, memória fraca e problemas digestivos.  A deficiência do estrogênio também causa anomalias do ciclo menstrual, alterações osteomusculares, alterações

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