Insónia – Distúrbio do Sono 

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Será que sofre de Insónia?

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Considera-se que uma pessoa sofre de insónia quando regular e continuadamente ocorre uma, basta uma, das situações:
Demasiado tempo para adormecer
Dificuldade em dormir a noite toda
Sonhos e pesadelos nocturnos
Necessidade de levantar a meio da noite
Afectando cerca de 20% da população nos países ocidentais a incidência da insónia é mais expressiva em ambientes urbanos em pessoas do sexo feminino e em idosos.

Não sendo uma doença em si, a insónia é antes uma condição que resulta de factores múltiplos, pelo que a cura deve incidir na eliminação das causas.

Problemas associados à insónia

Stress, ansiedade e depressão
Adolescência ou envelhecimento
Cafeína, nicotina e álcool
Alguns medicamentos
Dores, problemas respiratórios e digestivos.
Hábitos de sono irregulares
Insónia e Medicina Chinesa
Para além do repouso físico e psíquico que o sono proporciona, enquanto dormimos ocorrem processos metabólicos essenciais que contribuem para o crescimento harmonioso do organismo (crianças e adolescentes), para o equilíbrio energético necessário a uma vida saudável e para o desenvolvimento da intuição e criatividade da mente.

A mais antiga literatura de Medicina Chinesa, o Tratado de Medicina Interna do Imperador  Amarelo, 3.000 anos A.C refere já influência de cada tipo de desarmonia, excesso de yin ou de yang, na qualidade do sono e na forma como se manifesta a insónia.

Segundo a Medicina Chinesa, os casos de insónia estão associados a distúrbios energéticos no coração e no fígado.

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A energia yin do fígado está ligada às emoções e à nossa atitude perante o mundo, pelo que o stress ou perturbações emocionais afectam a qualidade do sono e provocam insónia.

A energia yang do coração, ligada à razão, quando em excesso entra em conflito com o fígado, perturbando o equilíbrio necessário ao sono.

Cansaço, preocupações e stress podem prejudicar o baço e o pâncreas causando deficiência do sangue e consequente insónia.

Alimentação irregular ou excessiva debilita o baço e provoca humidade e calor no estômago que sobe, perturbando a mente.

Tratamento da Insónia com a Medicina Chinesa

Antes de iniciar o tratamento da insónia o Especialista em Medicina Chinesa efectua um rigoroso diagnóstico energético utilizando técnicas específicas que passam pela interpretação de sintomas, de aparências e de sinais subtis do corpo.

Os métodos mais utilizados pelo Especialista em Medicina Chinesa no tratamento da insónia são a acupunctura, fitoterapia e a dietética.

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No tratamento da insónia, o número de sessões é variável, dependendo da gravidade dos sintomas e da resposta do organismo ao programa terapêutico.

Existem inúmeros casos clínicos de sucesso no tratamento da insónia com importantes benefícios para a qualidade de vida dos pacientes.

Vantagens da Medicina Chinesa no tratamento da insónia:

Sem químicos
Sem efeitos secundários
Sem ansiedade, sem stress
Efeitos permanentes
Liberte-se da Insónia sem químicos, sem efeitos secundários.

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2 comentários em “Insónia – Distúrbio do Sono 

    pax55etlux respondido:
    29 de maio de 2015 às 14:39

    MANDAMENTOS DO BOM SONO

    1) Procurar dormir, no máximo, sete horas por noite;

    2) Deitar-se apenas quando estiver com sono;

    3) Evitar café, chá, colas, guaraná ou medicamentos que contenham cafeína;

    4) Evitar bebidas alcoólicas no mínimo seis horas antes de dormir;

    5) Não fumar pelo menos nas seis horas que antecedem o horário de dormir;

    6) Não comer nem fumar nem beber álcool no meio da noite;

    7) Evitar refeições pesadas antes de dormir;

    8) Evitar sonecas durante o dia;

    9) Fazer exercícios físicos no máximo de quatro a seis horas antes de dormir e de preferência ao ar livre;

    10) Procurar maior exposição à luz solar logo pela manhã e no final da tarde;

    11) Reservar 20 ou 30 minutos, quatro horas antes de dormir para “resolver” os problemas que possam ser resolvidos;

    12) Escrever num pedaço de papel, quatro horas antes de dormir, as preocupações e tensões que estejam perturbando seu sono;

    13) Tomar, duas horas antes de dormir, um banho quente durante quinze ou vinte minutos;

    14) Ingerir um copo de leite e/ou derivados e um pouco de carboidratos antes de dormir;

    15) Manter os pés aquecidos;

    16) Não colocar relógios de qualquer espécie no quarto de dormir;

    17) Reservar o quarto somente para dormir;

    18) Levantar-se após vinte ou trinta minutos deitado sem ter conseguido dormir;

    19) Procurar distrair-se fora do quarto, com alguma atividade relaxante, se não estiver conseguindo dormir;

    20) Manter horários constantes mesmos nos finais de semana.

    Curtir

    Umbanda Livre disse:
    29 de maio de 2015 às 22:48

    Muito bom, gostei dos mandamentos do bom sono, o que acho mais difícil é coloicar em prática, hoje em nossos dias muita coisa mudou, quase nem se senta a mesa para nos alimentar.

    Curtido por 1 pessoa

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