Entenda o que Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

Postado em

Diz-se que, quanto mais alongado o ser humano com a prática de exercícios físicos, melhor conduz a energia pelo corpo.

low-stance-single-whip-e1384013572470
O sistema, além dos canais psíquicos, já mencionados é “Os Doze Meridianos”, que são os doze caminhos de energia na superfície do corpo e que estão ligados aos órgãos internos por caminhos intermediários.

A acupunctura e a acupressura regulam e equilibram a distribuição de energia nos órgãos internos pela manipulação de pontos-chave, sendo parte desses reconhecidos pelos procedimentos ocidentais como Tender-Point, ou seja, pontos de tensão, que na M.T.C. são localizados ao logo dos doze meridianos. Na M.T.C. existem aproximadamente, mil pontos –chave, que se dividem em pontos de tonificação, pontos de sedação e no caso de excesso, a energia poderá vir a ser diminuída nos pontos de origem.

Os Doze Meridianos são:

O-que-e-a-Acupuntura
o Meridiano do Pulmão, o Meridiano do Rim; o Meridiano do Intestino Grosso; o Meridiano do Baço; o Meridiano da Vesícula Biliar; o Meridiano do Triplo Aquecedor, que é o único não correspondente a um órgão, mas corresponde ao sistema linfático; o Meridiano do Coração; o Meridiano da Bexiga; o Meridiano do Estômago; o Meridiano do Intestino Delgado; o Meridiano Regulador do Coração e o Meridiano do Fígado

PONTOS UTILIZADOS NAS ARTES MARCIAIS CHINESAS – WUSHU/ KUNG FU

Para aceitarmos o entendimento que na cultura chinesa a Medicina Chinesa é parte integral de uma outra trilogia, ou seja, M.T.C. , Filosofia e Artes Marciais são na realidade inseparáveis, o Médico na antiguidade era o responsável pela saúde de seus discípulos/camponeses/alunos, sendo o responsável pelos males que poderiam vir a perturbar os mesmos.

O Médico era o responsável pela manutenção e tratamento da saúde, era também o Filósofo, repassando seu bem como o Mestre de Artes Marciais, internas e/ou externas.

De extensa lista de pontos vulneráveis, usuais nas artes marciais chineses, citamos como exemplo 36 (trinta e seis) destes pontos aplicados em um estilo interno de Wushu/Kung Fu, o Taiji quan, ou Tai Chi Chuan (O “Boxe Supremo”), na parte frontal e posterior do corpo humano, sendo eles: Nove pontos mortais;
Nove pontos que causam desmaio;
Nove pontos que causam o mutismo e
Nove pontos que causam paralisia.

Veja este vídeo:

fonte: texto e contato
Jorge Corral – CREF-1 RJ 004838
http://oasys.com.br/tai
jorge.corralbr@gmail.com
Editor: Chao Yi- março/2000
http://www.gio.gov.tw/
-Secrets of Chinese Meditation / Lu Kúan Yu, fls.194
-Zhang Sanfeng he tade Taiji quan/Li Yin-ang

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s