Síndrome do Túnel do Carpo

Postado em

tunel_carpoO síndrome do túnel do Carpo é uma inflamação e tumefação no canal entre o braço e mão, área do punho. O canal cárpico (túnel do carpo) é uma pequena área do punho, que constitui a passagem entre o braço e a mão de estruturas como vasos sanguíneos e o nervo mediano.

Um movimento sistemático do punho na mesma direcção pode provocar inflamação e tumefacção (inchaço) no canal. Esta tumefacção exerce pressão sobre o nervo mediano provocando o síndrome do túnel do carpo também conhecido como síndrome do canal cárpico.
Uma lesão no punho, artrite, diabetes ou a gravidez podem também ser factores de pressão sobre o nervo mediano.

Sinais e sintomas do síndrome do túnel do Carpo

Poderá ter um ou vários dos sintomas seguintes:
Desconforto impreciso e doloroso na mão, no antebraço e no braço.
dormencias mãos 4Dor aguda partindo do punho e subindo pelo braço, normalmente à noite.
Rigidez do punho de manhã ou cãibras nas mãos.
Formigueiro, ardência ou dormência, normalmente no polegar, no indicador e no dedo grande da mão afetada.
Incapacidade de fechar a mão.
Fraqueza nos dedos ou insegurança da mão (deixar cair objetos).
Pele seca, inchaço ou alterações de cor na mão.
Diagnóstico
Poderá necessitar de efectuar um electromiograma (EMG) ou estudos de condução nervosa (NCS) para ajudar os médicos a saberem mais sobre os seus problemas no pulso. Estes testes medem a actividade eléctrica dos músculos em descanso e em utilização.
Um EMG também testa os nervos que controlam os músculos.

Riscos e Complicações
Atrofia muscular e incapacidade motora definitiva.

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DO TÚNEL CARPO:

Tratamento: O tratamento deve ser específico para cada grau de compressão do nervo mediano, que pode ser dividido em leve, moderado e grave.

O tratamento conservador consiste em fisioterapia, uso de órtese (mantém o punho em extensão), acupuntura e medicações antiinflamatórias, além de exercícios de alongamento e melhora da postura, principalmente relacionada ao trabalho. São utilizadas em algumas situações infiltrações com corticóides.

banner_fimA acupuntura pode auxiliar no tratamento diminuindo a dor e edema local, aumentando a sensibilidade e força muscular.

Quando o tratamento conservador não melhora os sintomas, o procedimento cirúrgico deve ser utilizado, porém se o fator causador da doença não for eliminado, pode-se ter uma recidiva da lesão.

Visão Oriental (inclui termos relacionados à MTC)

Exceto nos casos por traumas, a síndrome do túnel do carpo deve-se devido à obstrução da circulação de Qi e Xue do canal Principal Xin Bao Luo (C/S) e de seu canal de energia Tendinomuscular, como conseqüência da penetração do Frio, Umidade ou Vento.
O aparecimento de dor no punho deve-se às alterações do Qi do Xin (Coração) e dos Canais de Energia (Tendinomusculares e Principais) que passam por essa articulação.
Os Canais de Energia sofrem o processo de estagnação de Qi e Xue quando acometidos por energias perversas vento, frio, umidade, umidade-calor, ocasionando além da dor, processos inflamatórios, derrames sinoviais, artrites, artroses, na dependência do tipo e das características de cada energia perversa.
A Síndrome do túnel do Carpo pode ser uma manifestação clínica da Síndrome Yang Qiao Mai ou do Yin Qiao Mai (este acompanhado de cervicobraquialgia).

Posicionamento computador

Dicas para posicionamento correto ao trabalhar com computador

Hoje em dia todos estamos conectados o tempo todo. O computador é aliado nas horas de trabalho e diversão. Porém , para desfrutar das maravilhas tecnológicas sem prejudicar seu corpo, observe sua postura e faça alongamentos frequentes, evitando assim problemas futuros . Seguem algumas dicas :

PUNHO

punho 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s