DICAS – Acupressão para Aliviar Sintomas da Congestão Nasal

acupressão para aliviar congestão nasal

congestao-nasal

Congestão nasal é um sintoma que responde bem à acupuntura. Neste artigo vou aconselhar alguns pontos de acupuntura que pode pressionar para aliviar congestão nasal. Irei aconselhar 3 pontos de acupuntura locais e 2 pontos distais.

Pontos locais para congestão nasal
acupressão para aliviar congestão nasal

Existem 3 pontos de acupuntura locais muito usados no alívio de congestão nasal. O primeiro chama-se Yintang, o segundo chama-se Bitong e o terceiro 20IG (Intestino Grosso).pontos-nariz

O ponto Yintang localiza-se entre as sobrancelhas acima do nariz. Pode pressionar este ponto. A pressão pode ser local ou então pode dirigir-se para baixo ou para o lado em direção ao bordo infraorbitário dos olhos.

O ponto Bitong encontra-se no nariz, no fim da prega naso-labial. Pode pressionar localmente este ponto ou dirigir a pressão para fora ao longo do sulco naso labial.

Finalmente temos o ponto 20IG cujo nome chinês se pode traduzir por fragrância agradável ou bom cheiro. Este ponto de acupuntura localiza-se no sulco nasolabial ao mesmo nível da inserção das asas do nariz. Novamente a pressão exercida pode ser local ou para baixo ao longo do sulco nasolabial.

Pontos de acupuntura distais para congestão nasal

congestão-nasal-4IG
congestão nasal 4IG
O primeiro ponto é o ponto 4IG que se localiza a no bordo radial do 2º metacarpo, a ½ distância entre os seus extremos. Este é um ponto distal que deve ser sempre usado. É usado em todo o tipo de problemas que afetem a face (paralisia facial, dor de dente, congestão nasal, etc…)

Outro ponto do mesmo meridiano, desta feita um ponto local, é o ponto 20IG mencionado umas linhas acima. Este ponto localiza-se no sulco naso-labial ao nível da inserção das asas do nariz. A pressão neste ponto vai aliviar sintomas relacionados com o nariz (também é um ponto local muito usado para a paralisia facial).
20VB

congestão-nasal-20VB
O ponto 20VB também deve ser pressionado. Localizado na depressão entre o trapézio e o Esternocleidomastoideu, nas suas ligações ao occipital, este ponto é bom para eliminar Vento interno (hipertensão por exemplo) assim como para problemas que afetem os órgãos dos sentidos, nomeadamente o nariz.

A pressão efetuada nos pontos de acupuntura apresentados neste artigo podem ajudar a aliviar a sua congestão nasal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s